Acho que cada vez mais as pessoas temem elogiar. Acham que não têm de dizer, que é um dado adquirido. Mas não, não é.
Se te acho lindo todos os dias, por que razão não o posso dizer todos os dias?
Se gostei da atitude, do gesto, da palavra, por que não dizê-lo claramente e em alta voz?
Quando é para criticar, não se pensa duas vezes se é justo, se é válido, se vai magoar, se vai doer. Para elogiar pensa-se uma, duas, três vezes e, muitas vezes, nem sequer é expressado. É guardado.
Se não o disseres todos os dias, como vou saber se ainda é o que pensas, sentes ou achas?
Por isso, não temam elogiar, elogiar com sinceridade! Podem transformar um dia normal num dia cheio de cor e magia, assim com uma simples palavra. É a força do elogio. A força de saber que temos valor, seja pelas palavras, pelos actos, pela forma de ser ou pela beleza, quer interior quer exterior.
Muitas vezes não se dá um elogio simplesmente porque também não se recebe.
ResponderEliminarJá as críticas têm que ser feitas e com muito vigor para que o outro compreenda onde e quanto falhou. Isso sim é de dizer sempre.
Os valores estão cada vez mais trocados, cada vez mais diferentes, cada vez menos certos. O bom-senso existe cada vez menos e aquilo que faz bem a todos nós quando sincero, como um elogio, existe cada vez menos...
É tal e qual como "gosto de ti". Por muito adquirido que seja é sempre bom reafirmar...
Beijinhos amiga
Ana
P.S. - Curto a tua pessoa ;)
eu passo a vida a fazer elogios...
ResponderEliminarAna: Sim,as críticas também são importantes,é bem verdade... Mas assusta-me um bocado que as pessoas tenham dificuldade em fazer algo tão simples como elogiar. Todos temos características e atitudes dignas disso,o reconhecimento devia ser algo natural. É certo que existem dias em que estamos mais dispostos a fazê-lo...por isso,é aproveitar esses dias e elogiar,elogiar muito... quem merece :)
ResponderEliminarBeijocas
P.S.: E eu acho que és uma excelente pessoa. Gosto muito de ti! Como diz o outro: 'tás cá dentro! :p
M: Fazes tu muito bem! =)
ResponderEliminar