domingo, 14 de novembro de 2010

A força do elogio

Tenho pensado muito acerca do assunto. É tão bom ouvir um elogio, ou vários, claro, desde que sejam completamente sinceros.
Acho que cada vez mais as pessoas temem elogiar. Acham que não têm de dizer, que é um dado adquirido. Mas não, não é.

Se te acho lindo todos os dias, por que razão não o posso dizer todos os dias?

Se gostei da atitude, do gesto, da palavra, por que não dizê-lo claramente e em alta voz?

Quando é para criticar, não se pensa duas vezes se é justo, se é válido, se vai magoar, se vai doer. Para elogiar pensa-se uma, duas, três vezes e, muitas vezes, nem sequer é expressado. É guardado.

Se não o disseres todos os dias, como vou saber se ainda é o que pensas, sentes ou achas?

Por isso, não temam elogiar, elogiar com sinceridade! Podem transformar um dia normal num dia cheio de cor e magia, assim com uma simples palavra. É a força do elogio. A força de saber que temos valor, seja pelas palavras, pelos actos, pela forma de ser ou pela beleza, quer interior quer exterior.

4 comentários:

  1. Muitas vezes não se dá um elogio simplesmente porque também não se recebe.

    Já as críticas têm que ser feitas e com muito vigor para que o outro compreenda onde e quanto falhou. Isso sim é de dizer sempre.

    Os valores estão cada vez mais trocados, cada vez mais diferentes, cada vez menos certos. O bom-senso existe cada vez menos e aquilo que faz bem a todos nós quando sincero, como um elogio, existe cada vez menos...

    É tal e qual como "gosto de ti". Por muito adquirido que seja é sempre bom reafirmar...

    Beijinhos amiga
    Ana

    P.S. - Curto a tua pessoa ;)

    ResponderEliminar
  2. eu passo a vida a fazer elogios...

    ResponderEliminar
  3. Ana: Sim,as críticas também são importantes,é bem verdade... Mas assusta-me um bocado que as pessoas tenham dificuldade em fazer algo tão simples como elogiar. Todos temos características e atitudes dignas disso,o reconhecimento devia ser algo natural. É certo que existem dias em que estamos mais dispostos a fazê-lo...por isso,é aproveitar esses dias e elogiar,elogiar muito... quem merece :)

    Beijocas

    P.S.: E eu acho que és uma excelente pessoa. Gosto muito de ti! Como diz o outro: 'tás cá dentro! :p

    ResponderEliminar